terça-feira, 22 de junho de 2010

Vocalista tbm é profissão--Priscila Araos

A carreira profissional em qualquer área exige sempre muita dedicação. A música, porém, requer, além de talento, também persistência. O sucesso, assim como o retorno financeiro, depende da coragem e determinação de seguir adiante. Quem escolheu a música como profissão garante: é possível sim, viver de música, seja no palco ou lecionando.
Para quem pensa em entrar no mercado é preciso muito mais do que talento e gastar horas de ensaio e ter muita persistência. "É preciso estudar e muito. Quanto mais você estuda, mais a sua mente se expande. Tom Jobim, por exemplo, estudou até aos 68 anos de idade. E, é claro, tem que ter amor pela música. O que vence as hipocrisias e dificuldades do dia-a-dia é o amor que eu tenho pela música", comenta Sérgio Bertollucci, que há 10 anos toca profissionalmente.
O retorno financeiro é um reflexo da dedicação. Mesmo sem revelar valores, os músicos entrevistados argumentam que, apesar do cachê baixo, pago pelo mercado na cidade, ainda assim é possível ter uma boa remuneração.
Além disso, muitos profissionais compartilham da opinião que o mercado é prostituído. Há uma invasão de músicos que não se preocupam com a qualidade do trabalho e acabam por nivelar por baixo o cachê.




Na música, um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta as voz primária de uma música, enquanto o cantor de apoio (ou, o coro) canta a voz de apoio (ou, a parte do canto coral) de uma música.
Numa obra para
coro e instrumentos e ainda com partes adicionais e separadas para solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas, ou de gravações, o termo vocal se refere a parte instrumental que um cantor executa (i.e. o instrumento deste); assim como podemos encontrar o termo, baixo, para quem toca o contrabaixo; percussão, para quem toca a percussão, e assim por diante.
Em
música, as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais. Os exercícios vocais que um cantor faz chama-se vocalise.










Nenhum comentário:

Postar um comentário