terça-feira, 22 de junho de 2010

Instrumentista Industrial

Instrumentação é definida como “a arte e ciência da medição e controle”. O termo instrumentação pode ser utilizado para fazer menção à área de trabalho dos técnicos e engenheiros de processo (técnicos e engenheiros de instrumentação), que lidam com os aparelhos do processo produtivo, mas também pode referir-se aos vários métodos e utilizações possíveis para os instrumentos. Em uma indústria (independente de qual o produto fabricado ou sua área de atuação) é necessário a medição e o controle de uma serie de Processos Físicos ou simplesmente Processos (conjuntos de transformações físicas de matérias e/ou de energias). O Dicionário Merriom-Webster define Processo como uma operação ou desenvolvimento natural, que evolui progressiva e continuamente, caracterizado por uma serie de mudanças graduais que se sucedem umas as outras, de um modo particular ou meta; ou uma operação artificial ou voluntária que evolui progressivamente e se constitui de uma serie de ações controladas ou de movimentos sistematicamente dirigidos para se alcançar um determinado resultado ou meta.
Genericamente, pode-se definir que: “Processo Industrial se constitui na aplicação do trabalho e do capital para transformar a matéria-prima em bens de produção e consumo, por meios e técnicas de controle, obtendo valor agregado ao produto, atingindo o objetivo de negócio”.
Deste modo, para controlar um Processo Industrial se faz necessário a medição de uma serie de parametros físicos/químico. Para a área da engenharia que desenvolve, projeta e especifica os equipamentos que realizam estas medições é que chamamos de Instrumentação.


Nome: Daniel Duarte da silva n° 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário